# Gestação: Entenda os desejos na gravidez..

03 março 2018

Olá amores, quem aqui nunca deve um desejo louco por alguma coisa durante a gravidez?
O desejo por comidas estranhas na gravidez ou até mesmo o aumento de apetite são sintomas normais que podem ocorrer em algumas mulheres e em outras não. O desejo por algum tipo de comida pode ser um sinal de alguma carência de vitaminas. Quando você sente um desejo compulsivo por chocolate, por está necessitando de magnésio e por aí a fora -(afirmam os nutricionistas)-.



A mudança pela qual passam os hormônios tem grande influência sobre o olfato e o paladar da mulher, o que explica o fato de mulheres na menopausa, que também tiveram sua produção de hormônios alterada, também sentirem desejos alimentares. O HCG (gonadotrofina coriônica humana) e a progesterona são os maiores responsáveis pela mudança no apetite, porque alteram o pH da boca e do paladar. Então a gestante pode voltar a gostar de alimentos que antes detestava ou passar a ter asco de pratos que adorava. E ainda por cima tem aqueles famosos desejos estranhos, como sorvete com picles, ovo com chocolate e avelãs, angu com carne moída…
Além de tudo existe a questão emocional; o humor e a autoestima da mulher ficam abalados nesse período e comer ajuda: comida libera dopamina, serotonina e endorfina – substâncias que geram prazer e melhoram o humor.
Ainda assim, não existe estudo que comprove o motivo dos desejos nas gestantes — ou nas mulheres na menopausa — nem que explique porque outras mulheres não apresentam desejos alimentares nesse período.
O jeito é tentar não exagerar, comer várias vezes pequenas quantidades ;)
Confesso que comigo há dias perfeitamente normais e outros fico cheia de vontade de comer só porcarias (risos)




Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.