Nutrição/Curiosidade: A fruta do momento Pitaya!!

17 junho 2014

Olá amores, já ouviu falar em Pitaya?? Uma fruta exótica eque esta a dar o que falar!! 
pitaya também conhecida como fruta dragão, é uma fruta exótica da família dos cactos e esta super em alta!

Rica em vitaminas, minerais e oligossacarídeos, essa fruta traz vários benefícios para a saúde. Sua casca irregular, formado por gomos escamosos lembram um dragão, por isso que em alguns países ela leva esse nome. Sua polpa macia e o seu sabor adocicado, lembra um pouco o melão e o kiwi.

É possível encontrar três tipos de pitaya na natureza, a com casca rosa com a polpa branca (Hylocereus undatus), a com casca amarela e polpa branca (Selenicereus megalanthus), e a de casca rosa e polpa vermelha (Hylocereus polyrhizus).


Alguns de seus benefícios:

- A pitaya consegue diminuir o colesterol;

- Retarda o envelhecimento, por conter uma quantidade significativa de antioxidantes, que combatem os radicais livres;

- Auxilia nos processos digestivos;

- Contem ácidos graxos essenciais ( ômegas 3 e 6), gorduras “boas” capazes de prevenir as doenças cardiovasculares;

 - Por conter oligossacarídeos, a pitaya combate o diabetes tipo 2 ( reduz os níveis de açúcar no sangue) e auxilia na prevenção do câncer de colón;

- Ela ainda é rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitamina C.

A pitaya pode ser consumida em forma de suco, geleias, com gelatina, natural, etc.




Com ação termogênica e apenas 50 calorias em cada 100 g, a fruta é ótima aliada do emagrecimento. Isso porque é fonte de tiramina, um aminoácido que ativa o hormônio glucagon, capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia. "Ela ainda é rica em vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio.
 A pitaya ainda faz com que você se sinta saciada por mais tempo. O agente amigo, novamente, é o glucagon, ele absorve o açúcar do organismo e o transforma em energia, o cérebro entende que o corpo está alimentado, atrasando o alerta da fome. A tiramina também inibe o apetite e aquela vontade súbita por doces. Quer sobremesa melhor? pois acho que não tem...
Os oligossacarídeos, uma fibra alimentar não digestível, os benefícios da pitaya incluem o combate ao diabetes tipo 2 (por causa da redução da glicose no sangue), a prevenção do câncer de cólon e de infecções bacterianas. "As sementes contêm 50% de ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6), um tipo de gordura boa capaz de evitar doenças cardiovasculares".
De acordo com pesquisadores da Universidade de Chubu, no Japão, a pitaya ajuda a inibir a obesidade graças à antocianina - antioxidante que ainda afasta problemas cardíacos. O resultado do estudo constatou que a substância mantém as células de gordura murchinhas e ativa o metabolismo.
I love it...
beijo amores
Francini Soares

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.